Radar LEMA – 07.03.23

Por que o debate sobre juros é tão importante?

O debate em torno dos juros no Brasil ganhou destaque nas últimas semanas, após fortes críticas de membros do governo federal, como o presidente Lula e a presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hofman, ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto e o atual patamar de juros no Brasil.

Para Gleisi “o Banco Central aplica um remédio errado para o combate à inflação ao manter o patamar de juros”. Atualmente a Selic está em 13,75% a.a. Gleisi ainda cobrou do seu próprio partido uma atuação mais forte para redução de juros e defendeu que Campos Neto fosse convocado ao Congresso para dar esclarecimentos sobre a política monetária do país.

Para Lula, “não existe nenhuma justificativa” para Selic a 13,75% e que sociedade precisa lutar por juros mais baixos. “Se a classe empresarial não se manifestar, se as pessoas acharem que vocês estão felizes, sinceramente, eles não vão baixar os juros”.

Este conflito já tem gerado impacto direto na economia brasileira, pois apesar da meta da taxa Selic ser definida após reunião do Copom, que ocorrerá nos próximos dias 21 e 22 de março, os títulos públicos brasileiros que são negociados diariamente já refletem estes fatores de risco nos seus preços.

Mas qual o impacto imediato do debate?

A pressão por mudança na condução da política monetária no Brasil e a revogação da independência do Banco Central trazem consigo incertezas quanto à inflação futura no país. Atualmente, o Bacen tem trabalhado com o cenário de taxa de juros a 13,75%, suficiente para a convergência da inflação à meta no horizonte de 2024. Uma redução forçada de juros traria impacto imediato nas expectativas de inflação e levaria a uma abertura na curva de juros, pois o mercado entenderia como necessário um ajuste mais intenso no futuro para compensar a redução atual e de fato fazer a inflação retornar a valores mais próximos da meta.

As incertezas quanto à inflação e à política monetária adotada pelo Bacen refletiram nas negociações de títulos de mais longo vencimento. Como pode ser visto no gráfico a seguir, a curva de juros apresentou forte inclinação nos vértices mais longos durante o período de maior debate em torno do atual patamar de juros.

 

Gostou desse conteúdo exclusivo?
Então não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais e ficar por dentro dos assuntos mais relevantes sobre economia, investimentos, Pró-Gestão, ALM e muito mais para o dia a dia do seu RPPS.
LEMA, consultoria de investimentos para todos os RPPS.