Quem Cuida dos Recursos do Gestor de Recursos?

Para ser um bom gestor ou gestora de recursos é necessário ter uma certificação adequada, acompanhar o mercado financeiro e conhecer bem as normas de investimentos, além, claro, de não ter medo de tomar decisão.

Para administrar as finanças da família não precisa conhecer normas de investimentos, nem tampouco possuir certificação, o que pode parecer facilitar a missão, mas nem de longe gerir os recursos de uma casa é um trabalho simples. Não há a SPREV, TCE, MP, auditoria, prestação de contas e etc., mas têm compras impulsivas, desperdícios, desejos ilimitados, coleção de cartões de crédito, dívidas, financiamentos e muito mais.

Então, seu CRP pode estar vigente e os critérios de investimentos regulares, mas como está sua saúde financeira? As próximas perguntas serão chamados à reflexão sobre suas finanças.

Anualmente, você define a Política de Investimentos, mas os objetivos financeiros da família estão alinhados? Os DAIRs devem ser enviados mensalmente, e o orçamento da casa está sendo revisto todo mês? Você preenche e assina as APRs para cada movimentação. Está organizando os boletos com o mesmo cuidado? Sabes exatamente o valor do repasse e da folha de pagamentos, mas conheces as receitas e despesas de casa? Você, gestor, analisa lâminas, prospectos, termos de credenciamentos e comparativos antes de realizar aplicações, mas está buscando bons investimentos para realizar os sonhos da sua família?

As obrigações com os recursos do RPPS são muito mais numerosas, você sabe, mas não mais que os desafios na busca pela tranquilidade financeira. Esta que te permite alcançar sonhos, como uma aposentadoria mais repousada, educação dos filhos, viagens, casa própria e muito mais.

Existem alguns casos excepcionais de gestores de recursos com mais de uma década de atuação, porém é comum que a função seja exercida pelo mesmo profissional por quatro ou oito anos. Aplicar esforços, capacitar-se e agir com diligência nesse trabalho vão garantir a boa gestão dos recursos no período, todavia aplicar esforços, capacitar-se e agir com diligência em relação às finanças de casa podem garantir por muitas e muitas décadas de saúde financeira e prosperidade.

Este artigo parte de uma provocação e da minha desconfiança de que muitos gestores e gestoras de RPPS com patrimônio de vários milhões de reais ainda negligenciam seus próprios recursos, que, em tese, deveriam ser cuidados com mais zelo do que recursos de terceiros.

Se este é seu caso, não se entristeça nem se preocupe. A educação pode te ajudar a alcançar abundância, pois mais poderosa que o dinheiro é a educação financeira e mais forte que a escuridão da ignorância é a luz do conhecimento. Por isso, a partir de agora, teremos um artigo mensal dedicado às suas finanças. Naturalmente, um texto mensal é insuficiente para alcançar a proficiência no assunto, mas esperamos trazer mensagens de incentivo e ferramentas para te ajudar.

Em breve não quero ter dúvidas sobre quem cuida dos recursos do gestor de recursos, mas abordar ferramentas avançadas e opções de investimentos sofisticadas, além de falar sobre planos e prosperidade com esses que, antes de profissionais, são pais, mães, maridos e esposas zelosos pela qualidade de suas vidas e de suas famílias.

 

Gostou desse conteúdo exclusivo?
Então não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais e ficar por dentro dos assuntos mais relevantes sobre economia, investimentos, Pró-Gestão, ALM e muito mais para o dia a dia do seu RPPS.
LEMA, consultoria de investimentos para todos os RPPS.