Super Quarta: LEMA ajuda o seu RPPS a entender essas decisões

A chamada Super Quarta é um dos dias mais acompanhados pelos mercados financeiros. É quando o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central do Brasil, e o Federal Open Market Committee (FOMC), do Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos, anunciam no mesmo dia suas decisões de juros, a Selic no Brasil e a faixa-alvo da taxa dos Fed Funds nos EUA. Essas decisões influenciam expectativas econômicas, precificação de ativos, câmbio e fluxos de capitais, por isso concentram atenção de investidores e gestores.

Nos textos de Super Quarta publicados pela LEMA, a consultoria vai além de reportar os números:
• Explica o que cada decisão representa para a economia de cada país, por exemplo, cortes de juros para estimular atividade ou manutenção em patamar restritivo para desinflação.
• Analisa quando as posturas dos bancos centrais convergem ou divergem, ajudando a contextualizar o cenário global e seus efeitos sobre as expectativas de mercado.
• Avalia não apenas o nível das taxas, mas também a linguagem dos comunicados oficiais, incluindo sinalizações, balanço de riscos e possíveis próximos passos.

Essa leitura integrada contribui para que gestores de RPPS tenham mais clareza sobre como mudanças de política monetária podem afetar carteira, risco e estratégia. A LEMA traduz decisões técnicas em análises aplicáveis ao processo de investimento, apoiando decisões de alocação, gestão de risco e acompanhamento do cenário de juros.