Fala Técnico – 31.10.2022

O que é solvência?
A solvência de um modo geral, é a condição do RPPS acumular ativos suficientes para pagamento do passivo, ou seja, ter a capacidade de honrar com seus compromissos presentes e futuros.
Os ativos de um RPPS são as contribuições, patrimônio e a rentabilidade obtida através dos investimentos, isto é, seus bens e direitos. Já os passivos são todos os benefícios que serão pagos a seus segurados e o custo para manutenção do funcionamento da unidade gestora. Portanto, a Solvência de um RPPS é dada pela capacidade do patrimônio gerado ao longo dos anos ser suficiente para pagamento dos benefícios e manutenção da unidade gestora.
Deste modo, para a correta avaliação da solvência de um regime, as faz necessário realizar projeções futuras tanto para o ativo quanto para o passivo, o que pode ser gerenciado através de um estudo de ALM.
Gostou desse conteúdo exclusivo?
Então não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais e ficar por dentro dos assuntos mais relevantes sobre economia, investimentos, Pró-Gestão, ALM e muito mais para o dia a dia do seu RPPS.
LEMA, consultoria de investimentos para todos os RPPS.