PMI – Purchasing Manager’s Index ou Índice de Gerentes de Compra
PMI – Purchasing Manager’s Index ou Índice de Gerentes de Compra mede a atividade econômica de um país a partir de pesquisas mensais realizadas com empresas do setor privado, com o intuito de apresentar o desempenho dos setores de manufatura e serviços.
O índice era calculado por uma empresa chamada IHS Markit, que recentemente foi comprada pelo S&P Global e utiliza a média ponderada dos dados estatísticos dos setores, trazendo um resultado que varia de 0 a 100 e indica expansão em qualquer leitura acima de 50.
No Brasil, existe o PMI dos setores industrial, serviços e composto, onde este unifica o resultado dos dois setores e serve para ter um acompanhamento mais completo e tempestivo sobre a atividade econômica no país, dado que o resultado oficial do PIB é divulgado cada três meses e os indicadores divulgados pelo IBGE (Vendas no Varejo, Volume de Serviços e Produção Industrial) possuem defasagem de dois meses.
Por isso o PMI é tão presente nas nossas publicações!