IPCA X IGP-M
O que é IPCA?
O IPCA é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo e mensura os preços do primeiro ao último dia do mês anterior, considerando prestadores de serviços, estabelecimentos comerciais, domicílios, além das concessionárias de serviços públicos, sediadas nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Vitória, Porto Alegre e Brasília.
O IPCA é divulgado pelo IBGE e utilizado como índice oficial da inflação brasileira. Quando o CMN define a meta da inflação, está se referindo a inflação medida pelo IPCA.
O que é IGP-M?
O IGP-M é o índice Geral de Preços do Mercado e calcula os preços do comércio e atacado, no varejo e construção civil, pesquisados entre o dia 21 do mês anterior e 20 do mês de referência. O IGP-M acompanha os preços praticados no mercado através de três outros índices, o IPC, o IPA e o INCC.
O IPA – Índice de Preços por Atacado representa 60% do IGP-M
O IPC – Índice de Preços ao Consumidor representa 30% do IGP-M
O INCC – Índice Nacional da Construção Civil representa 10% do IGP-M
O IGP-M é divulgado pela FGV e serve como parâmetro para reajustes nos preços de aluguéis.
Sendo o IPA o índice mais representativo, podemos dizer que o maior impacto no IGP-M são os preços dos produtos ao atacado, que por sua vez sofrem grande influência da variação cambial, enquanto o maior impacto do IPCA vem dos preços dos produtos ao consumidor.
O IGP-M pode ajudar a prever o IPCA, pois a maior parte do índice é formado pelo preço do atacado, que posteriormente repassa o preço ao varejo, até chegar nas famílias.