O Comitê de Política Monetária (Copom) voltou a reduzir a taxa Selic em 0,50 ponto percentual, fixando-a em 12,75% ao ano, durante sua reunião realizada nesta quarta-feira (20). A decisão foi unânime e estava alinhada com as expectativas do mercado, uma vez que os 56 especialistas consultados pela Refinitiv já previam essa diminuição para 12,75% e que reduções dessa magnitude haviam sido antecipadas no comunicado da última reunião.
O comitê enfatizou a importância das metas fiscais, reconhecendo que a execução dessas metas é crucial para ancorar as expectativas de inflação e, por conseguinte, orientar a política monetária. Embora tenha havido um aumento recente na inflação total nos últimos doze meses, as medidas mais recentes da inflação subjacente mostraram uma tendência de queda, mas ainda estão acima da meta de inflação.
O comitê atualizou as suas projeções de inflação para os anos de 2023, 2024 e 2025, em 5,0%, 3,5% e 3,1%, respectivamente. O Comitê reforça a importância de manter uma política monetária contracionista para refletir não apenas em desinflação, mas também ancorar as expectativas em relação às metas estabelecidas.
O comitê ressalta ainda que entende que a decisão está em consonância com a estratégia de levar a inflação a convergir para a meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024 e, em menor grau, o de 2025. Adicionalmente, caso o cenário previsto se materialize, cortes de mesma magnitude já são previstos.