Boletim Econômico – 30.09.2022

No Brasil:

Taxa de desocupação cai em agosto. A taxa de desocupação (8,9%) do trimestre móvel de junho a agosto de 2022 recuou 0,9 ponto percentual (p.p.) ante o trimestre de março a maio de 2022 (9,8%) e 4,2 p.p. frente ao mesmo período de 2021 (13,1%). A população desocupada (9,7 milhões de pessoas) caiu ao menor nível desde o trimestre terminado em dezembro de 2015, recuando 8,8% (menos 937 mil pessoas) no trimestre e 30,1% (menos 4,2 milhões) no ano.

IGP-M registra deflação em setembro. Segundo dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) caiu 0,95% em setembro – no segundo mês seguido de taxa negativa, após recuo de 0,70% em agosto.

IPCA-15 cai 0,37% em setembro. O IPCA-15, divulgado nesta terça-feira (27), pelo IBGE, apresentou deflação de 0,37% no mês de setembro frente a queda de 0,73% de julho e acumula 7,96% nos últimos 12 meses e 4,63% no ano. A queda veio maior que o esperado pelo mercado, que estimava deflação de 0,20%, segundo consenso Refinitiv.

Empregos crescem acima das expectativas. A economia brasileira criou 278.638 empregos no mês passado, na comparação com julho. No ano, foram abertas 1,853 milhão de novas vagas, de acordo com os dados ajustados. Os números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência há pouco e ficaram acima das expectativas do mercado (267 mil).

No Mundo:

Putin anunciará anexação do território ucraniano. Vladimir Putin, presidente da Rússia, vai anunciar a anexação das quatro regiões ucranianas que realizaram referendos de separação esta semana e que, juntas, representam 15% do território do país vizinho.

Yuan atinge mínima histórica ante o dólar. O yuan chinês atingiu o menor nível histórico ante o dólar no mercado offshore. O movimento consolida queda de cerca de 12% do yuan offshore frente ao dólar este ano, apesar dos esforços do Banco do Povo da China (PBoC) para conter a desvalorização da moeda local.

Presidente do BCE antevê alta de juros. Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), reforçou o compromisso da autoridade monetária em subir juros “nos próximos vários encontros”. Em fórum organizado pelo Atlantic Council, Lagarde explicou que o objetivo primário do BCE não é induzir uma recessão, mas assegurar a estabilidade de preços.

Inflação na Zona do Euro sobe em setembro. De acordo com estimativa da Eurostat, a inflação anual ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) na Zona do Euro subiu para 10,0% em setembro. Em agosto, a taxa anualizada foi de 9,1%. A variação mensal foi estimada em 1,2%. A variação dos preços superou as estimativas do mercado. O consenso Refinitiv previa uma inflação anualizada de 9,7%.

Núcleo do PCE nos EUA acelera em agosto. A inflação nos Estados Unidos, medida pelo PCE, subiu 0,3% em agosto, segundo dados divulgados hoje, 30, acima dos -0,1% revisados do mês anterior. No acumulado de 12 meses, a inflação norte-americana avançou 6,2%, abaixo do resultado prévio de 6,4%.

Gostou desse conteúdo exclusivo?
Então não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais e ficar por dentro dos assuntos mais relevantes sobre economia, investimentos, Pró-Gestão, ALM e muito mais para o dia a dia do seu RPPS.
LEMA, consultoria de investimentos para todos os RPPS.