Boletim Econômico – 26.08.2022

Nacional:

IPCA-15 tem deflação em agosto.  De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), recuou -0,73% em agosto na comparação mensal com julho, graças ao impacto da redução das alíquotas de ICMS sobre os preços de combustíveis e da energia elétrica.

Confiança do consumidor avança em agosto. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) teve nova alta em agosto, devido à melhora nas expectativas para os próximos meses de 4,1 pontos, chegando a 83,6 pontos.

Presidente do Banco Central diz ter expectativa de deflação de “dois ou três meses” no Brasil. Roberto Campos Neto, afirmou que espera “dois ou três meses de deflação” no Brasil, ou seja, de queda dos preços, por conta de medidas aprovadas pelo Congresso Nacional. De acordo com Campos Neto, deverá haver nova queda de preços em agosto e essa tendência poderá até mesmo ser registrada em setembro – completando, assim, três meses de tombo da inflação oficial.

Lucro das empresas com ações na bolsa caiu no 2º trimestre. Segundo dados compilados pela TradeMap, o lucro somado das empresas de capital aberto – aquelas com ações negociadas na bolsa de valores – recuou 22,3% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o ano passado.

Anatel estima queda no preço das contas com redução do ICMS sobre telecomunicações. Segundo estudo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), projeta-se que as contas dos consumidores podem cair 11% com a redução do ICMS sobre serviços de telecomunicações.

Internacional:

Inflação nos EUA: núcleo do PCE avança em julho. Segundo dados divulgados pelo Departamento de Comércio americano, o núcleo do PCE (índice de preços de gastos com consumo, na sigla em inglês) nos Estados Unidos subiu 0,1% em julho na comparação mensal e 4,6% na anual.

De acordo com a agência da ONU acordo nuclear com Irã está “muito próximo”. Rafael Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), afirmou as inspeções técnicas feitas pela AIEA “estão no interesse de todas as partes” e é apenas “uma questão de vontade política”.

Reino Unido eleva teto de conta de energia anual. Segundo regulador local, o teto para o gasto com energia no Reino Unido será elevado em 80% a partir do dia 1º de outubro.

Rússia vai suspender entregas de gás à Europa. A Gazprom vai interromper as entregas através do Nord Stream 1 durante três dias para fazer a manutenção do gasoduto, quando a manutenção estiver completa, voltarão a ser enviados os 33 milhões de metros cúbicos de gás por dia a Europa.

PMI composto da Alemanha recua em agosto. Segundo dados preliminares divulgados pela S&P Global, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da Alemanha, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 48,1 em julho para 47,6 em agosto, sinalizando uma contração da atividade.

Na Alemanha, índice de confiança do consumidor GfK cai em setembro. Segundo o instituto alemão GFK, o índice de confiança do consumidor da Alemanha caiu de -30,6 pontos em agosto para -36,5 em setembro.

Powell destaca foco em reduzir inflação nos EUA. Em um discurso, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, apontou que o Fed provavelmente imporá mais aumentos nas taxas de juros nos próximos meses e está focado em domar a inflação mais alta em quatro décadas. Powell destacou que os Estados Unidos precisarão de uma política monetária apertada antes que a inflação fique sob controle e vá para a meta de 2% ao ano.

Gostou desse conteúdo exclusivo?
Então não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais e ficar por dentro dos assuntos mais relevantes sobre economia, investimentos, Pró-Gestão, ALM e muito mais para o dia a dia do seu RPPS.
LEMA, consultoria de investimentos para todos os RPPS.