Boletim Econômico – 14.10.2022

No Brasil:

IPCA apresenta deflação de 0,29% em setembro. O IPCA, divulgado nesta terça-feira (11), pelo IBGE, apresentou deflação de 0,29% no mês de setembro frente a queda de 0,36% de agosto e acumula 7,17% nos últimos 12 meses e 4,09% em 2022. A queda veio menor que o esperado pelo mercado, que estimava deflação de 0,34%, segundo consenso Refinitiv.

Vendas no varejo recuam 0,1% em agosto. As vendas no varejo do mês de agosto, divulgadas nesta sexta-feira (7), pelo IBGE, apresentaram retração de 0,1% em relação a julho, valor acima da expectativa de baixa de 0,2%, segundo consenso da Refinitiv. O varejo acumula queda de 1,4% nos últimos 12 meses e alta de 0,5% no ano. O varejo ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, e materiais de construção, registrou contração de 0,6% na comparação mensal e acumula queda de 2,0% nos últimos 12 meses e de 0,8% no ano.

Produção industrial avança em agosto. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), A produção industrial recuou, na passagem de julho para agosto, em 7 das 15 regiões pesquisadas. No resultado geral do país, a produção industrial caiu 0,6% no mês retrasado, na comparação com julho. Na comparação com agosto de 2021, houve crescimento de 2,8%. No ano, a indústria acumula queda de 1,3% e, em 12 meses, de 2,7%.

Petrobras anuncia redução do preço do gás natural para distribuidoras. Foi informado pela Petrobras que será feito uma redução no preço do gás natural às distribuidoras em 1º de novembro. A redução, de 5% em média em R$/m³, é válida para o gás transportado e distribuído por dutos.

CNI eleva previsão de alta do PIB industrial. Segundo a nova estimativa divulgada pelo Informe Conjuntural da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a previsão do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) industrial em 2022 foi revisado de 0,2% em julho, para 2% neste ano. O PIB industrial engloba a indústria de transformação, a construção civil, a indústria extrativa e a produção de eletricidade, gás, água e esgoto, entre outros.

Volume de Serviços cresce acima do esperado. O Volume de Serviços, divulgado nesta sexta-feira (14), pelo IBGE, apresentou expansão de 0,7% na passagem de julho para agosto, acumulando alta de 8,9% nos últimos 12 meses e 8,4% no ano. A expectativa era de alta de 0,2% na base mensal, segundo consenso Refinitiv.

No Mundo:

Lideres do Banco Mundial e do FMI veem riscos de recessão global. David Malpass, presidente do Banco Mundial, e Kristalina Georgieva, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), disseram que há um risco crescente de recessão global, com a inflação permanecendo um problema contínuo após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Inflação nos EUA sobe em setembro. De acordo com o Departamento do Trabalho o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,4% em setembro e acumula alta de 8,2% contra a variação positiva de 8,3% registrada em agosto.

Vendas no varejo nos EUA ficam estáveis em setembro. De acordo com o Departamento do Comércio, as venda no varejo dos Estados Unidos ficaram estáveis (0,0%) em setembro ante agosto. O resultado de setembro veio além do esperado pelo mercado. O consenso Refinitiv apontava para alta de 0,2% no mês.

CPI da China acelera e tem alta anual em setembro. De acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da China subiu 2,8% em setembro ante igual mês de 2021. O resultado representa uma aceleração após a alta de 2,5% em agosto.

Balança comercial da Zona do Euro mostra déficit em agosto. De acordo com o Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia, a Zona do Euro fechou agosto com déficit de € 50,9 bilhões (sem ajuste sazonais), ante superávit de 2,8 bilhões de euros no mesmo mês do ano passado. Com ajustes, o saldo negativo ficou em 47,3 bilhões de euros.

Gostou desse conteúdo exclusivo?
Então não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais e ficar por dentro dos assuntos mais relevantes sobre economia, investimentos, Pró-Gestão, ALM e muito mais para o dia a dia do seu RPPS.
LEMA, consultoria de investimentos para todos os RPPS.