Boletim Econômico – 12.01.24

Internacional:

 

Inflação ao consumidor nos EUA avança em dezembro e encerra o ano em 3,4% O índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos registrou um aumento de 0,3% em dezembro, após 0,1% em novembro. No acumulado do ano, a taxa atingiu 3,4%, superando as projeções dos analistas do consenso LSEG, que estimavam uma variação mensal de 0,2% e anual de 3,2%. Em relação aos dados do núcleo da inflação, que exclui os preços mais voláteis, observou-se um aumento mensal de 0,3%, enquanto o avanço anual foi de 3,9%.

 

Parlamentares dos EUA chegam a um acordo sobre gastos – Os Democratas e Republicanos do Congresso dos Estados Unidos chegaram a um acordo sobre gastos no valor de 1,59 trilhão de dólares. Os parlamentares têm até 19 de janeiro para aprovar o primeiro conjunto de projetos de lei e até 2 de fevereiro para os demais. Desde o início do ano passado, os comitês de apropriações enfrentaram dificuldades para alcançar um consenso sobre os 12 projetos de lei anuais necessários para financiar o governo durante o ano fiscal que teve início em 1º de outubro. Essa dificuldade decorreu de divergências quanto ao montante total de despesas a serem aprovadas.

 

Dirigente do BCE afirma que relaxamento monetário está próximo – O dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do Banco de Portugal, Mário Centeno, afirmou em uma entrevista à Econostream Media que o momento de relaxar a política monetária na zona do euro está mais próximo do que o inicialmente previsto. Ele destacou que “não precisamos esperar até maio para tomar uma decisão”. Apesar de não indicar uma data específica para um eventual corte de juros, Centeno mencionou que esperam “uma confirmação no próximo trimestre de que a inflação está a caminho de convergir para a meta de 2% no médio prazo”.

 

Vendas no varejo da zona do euro recuam em novembro – O comércio varejista na zona do euro registrou uma contração de 0,3% em suas vendas em novembro em comparação com outubro. Em relação a novembro de 2022, os dados indicam uma retração de 1,1% no volume de vendas no varejo. Considerando a União Europeia como um todo, o comércio varejista teve uma queda de 0,2% em novembro em relação a outubro e de 1,0% em comparação com novembro do ano anterior.

 

Taxa de desemprego cai na zona do euro – Conforme dados divulgados pelo Eurostat, a taxa de desemprego anualizada na zona do euro diminuiu de 6,5% em outubro para 6,4% em novembro. Este resultado ficou abaixo das projeções coletadas pelo consenso Refinitiv, que esperava uma taxa estável em 6,5%. No bloco econômico da União Europeia como um todo, o desemprego reduziu de 6,0% em outubro para 5,9% em novembro de 2023.

 

Inflação ao consumidor e de produtos da China desacelera em dezembro – De acordo com dados oficiais divulgados pelo NBS (Bureau Nacional de Estatísticas) da China, a inflação ao consumidor (CPI) no país registrou uma queda anual de 0,3% em dezembro, ante queda de 0,5% até novembro. Quanto ao índice de inflação ao produtor (PPI) chinês, este também continuou em território deflacionário, apresentando uma queda anual de 2,7% em dezembro, ficando ligeiramente acima da estimativa de recuo de 2,6% para o período.

 

Exportações da China têm alta de 2,3% na comparação anual de dezembro – As exportações da China apresentaram um aumento de 2,3% em dezembro em relação ao mesmo mês do ano anterior, após terem registrado um aumento de 0,5% em novembro. Esse resultado superou as expectativas dos analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam um aumento de 1,8%. No mesmo período, as importações chinesas também mostraram crescimento, avançando 0,2% em dezembro, após uma queda de 0,6% em novembro.

 

Nacional

 

IPCA acelera em dezembro e fecha o ano em 4,62% – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou um avanço de 0,56% em dezembro, indicando uma aceleração em comparação ao aumento de 0,28% observado em novembro. Com esse resultado mensal, a inflação acumulada ao longo de 2023 atingiu 4,62%, em comparação a 5,79% em 2022. No entanto, os dados ficaram acima das expectativas coletadas pelo consenso LSEG, que estimava uma inflação de 0,48% na comparação mensal e de 4,54% ao longo dos últimos 12 meses. Os nove grupos considerados na pesquisa apresentaram aumento em dezembro, sendo Alimentação e bebidas o destaque, com uma elevação de 1,11% no mês. Essa alta foi influenciada pela redução na produção de alimentos, que tem sido impactada pelo fenômeno climático El Niño em vigência no país.

 

Governo anuncia lançamento do programa Voa Brasil – O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta terça-feira (9) que o Governo pretende lançar até fevereiro o programa “Voa Brasil”, que oferecerá passagens aéreas com valores de até R$ 200 para aposentados e estudantes beneficiários do Programa Universidade Para Todos (Prouni). Além disso, o ministro mencionou que o Governo Federal está empenhado em reduzir o preço do querosene de aviação e em resolver questões judiciais entre companhias aéreas e passageiros, com o objetivo de baixar os preços das passagens aéreas.

 

Transações via DOC/TEC vão ser encerradas no país – Conforme comunicado da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), está previsto o encerramento das operações realizadas via Documento de Ordem de Crédito (DOC) para o dia 15 de janeiro, às 22 horas. Após esse prazo, não será mais possível utilizar esse meio de pagamento, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. A data limite para agendamento do DOC é 29 de fevereiro, quando o sistema será encerrado definitivamente. Além do DOC, as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC) também serão descontinuadas.

 

Controladora da Gol procura credores para remodelação de dívida A controladora da companhia aérea brasileira Gol e da colombiana Avianca, Abra Group, está em busca de negociações com seus credores para realizar uma reestruturação de sua dívida e aprimorar seu perfil financeiro. A primeira etapa desse processo teve início nesta quarta-feira (10), com a condução de negociações pela Abra Group com representantes dos detentores de títulos no valor de US$ 1,5 bilhão em Nova York. Os títulos da Gol com vencimento em 2026 estão atualmente cotados em cerca de 35 centavos de dólar, enquanto os títulos da Abra com vencimento em 2028 estão cotados a 73 centavos, conforme dados compilados pela Bloomberg.

 

Data Referência (05/01/2024 a 11/01/2024)

CDI: 0,22 %

Dólar: -0,80%

Ibovespa: -0,44%

IDkA IPCA 2A: 0,24%

IMA-B: -0,32%

IMA-B 5: 0,21%

IMA-B 5+: -0,79%

IMA Geral Ex-C: 0,02 %

IRF-M: 0,06%

IRF-M 1: 0,15%

IRF-M 1+: 0,02%

S&P 500: 1,95%

IPCA + 5,20%: 0,18%

 

Gostou desse conteúdo exclusivo?
Então não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais e ficar por dentro dos assuntos mais relevantes sobre economia, investimentos, Pró-Gestão, ALM e muito mais para o dia a dia do seu RPPS.
LEMA, consultoria de investimentos para todos os RPPS.