Nacional:
PIB cresce 1,2% no segundo trimestre, acima do esperado! O PIB, divulgado nesta quinta (1), pelo IBGE, apresentou expansão de 1,2% no segundo trimestre deste ano, ante o trimestre anterior, e acumula alta de 2,6% nos últimos quatro trimestres e 2,5% no ano. O resultado veio acima da alta de 0,9% esperada pelo mercado.
Produção industrial sobe 0,6% em julho! O IBGE divulgou, nesta sexta-feira (2), o resultado da produção industrial brasileira referente ao mês de julho. O setor registrou alta de 0,6% em relação ao mês de junho, na série com ajuste sazonal, acumulando queda de 3,0% nos últimos 12 meses e de 2,0% no ano. O resultado ficou levemente abaixo da variação de 0,7% esperada pelo mercado.
Taxa de desocupação recuou no trimestre encerrado em julho. A taxa de desocupação (9,1%) do trimestre móvel de maio a julho de 2022 recuou 1,4 ponto percentual (p.p.) em relação ao trimestre de fevereiro a abril de 2022 (10,5%) e 4,6 p.p. ante mesmo período de 2021 (13,7%).
IGP-M tem deflação em agosto. Segundo dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) caiu 0,7% em agosto, após ter registrado alta de 0,21% em julho.
Caged: Cai número de carteiras assinadas em julho. O Brasil abriu 218.902 empregos com carteira assinada em julho, segundo dados do Caged. O resultado é negativo se comparado a junho, quando foram abertas 277.944 vagas de emprego formal uma diferença de 59.042 vagas.
Internacional:
EUA criam empregos em agosto, porém desemprego sobe. Segundo dados do payroll os Estados Unidos criaram 315 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola em agosto, acima do esperado, mas a taxa de desemprego cresceu para 3,7%.
PMI industrial dos EUA cai em agosto. Segundo dados da S&P Global o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em Inglês) da indústria dos Estados Unidos recuou de 52,2 em julho a 51,5 na leitura final de agosto.
PMI industrial da zona do euro cai em agosto. Segundo dados da S&P Global o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em Inglês) da zona do euro caiu para 49,6 pontos em Agosto, frente a 49,8 em julho.
Atividade da indústria da China contrai em agosto. O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de indústria do Caixin/Markit caiu para 49,5 em agosto, de 50,4 em julho, abaixo da expectativa de analistas de 50,2.
Inflação ao consumidor na zona do euro sobe em agosto. De acordo com a Eurosat a inflação anual da zona do euro (CPI, na sigla em Inglês) subiu para 9,1%, acima dos 8,9% de julho. O resultado veio acima do que foi projetado por economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, de 8,9%.
Após resultados de queda da indústria apostas de alta de juros atingem máximas. Após o índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos referente ao industrial cair a 51,5 em agosto, de 52,2 em julho, os futuros do Fed Funds passaram a mostrar uma maior probabilidade de uma alta de 0,75 ponto percentual.