Desemprego recua para 8% no segundo trimestre.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgados nesta sexta-feira (28) pelo IBGE, a taxa de desocupação no país foi de 8% no segundo trimestre do ano. O resultado do primeiro trimestre foi de 8,8%, sendo assim, houve recuo de 0,8% na taxa de desemprego. Já no mesmo período do ano anterior, a taxa registrava 9,3%.
A população desocupada reduziu 8,3% e a população ocupada cresceu 1,1%, no comparativo com o trimestre anterior. Já o nível de ocupação, que representa o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar (14 anos ou mais), subiu 0,5%.
A quantidade de empregados com carteira assinada permaneceu estável frente ao trimestre anterior, enquanto o número de empregados sem carteira assinada aumentou 2,4% no mesmo período. A taxa de informalidade aumentou de 39,0% para 39,2% no trimestre encerrado em junho. Já o número de empregados no setor público teve alta de 3,8% no trimestre.
No que tange à remuneração, o rendimento real habitual permaneceu estável no comparativo com o trimestre anterior, em R$ 2.921,00, e cresceu 6,2% no ano.