Copom mantém a Selic em 13,75%!
O Copom divulgou, nesta quarta-feira (26), a manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 13,75%. O movimento já era esperado pelo mercado, onde as apostas estão mais voltadas para o momento em que haverá o primeiro corte.
O Comitê mais uma vez trouxe a intenção de manter a taxa de juros em patamares mais restritivos durante um prazo mais longo, assim como assegurar que as expectativas de inflação sejam convertidas no horizonte relevante de seis trimestres. Vale ressaltar que a autoridade monetária ainda não descartou a possibilidade de retomar o ciclo de alta de juros caso seja necessário. As projeções de inflação do Copom para 2022, 2023 e 2024 foram para 5,8%, 4,8% e 2,9%, respectivamente.
Com mais uma manutenção na Selic e dada a desaceleração da atividade econômica interna e global, o risco de mais uma elevação na taxa de juros está menor, apesar dos riscos que ainda estão no nosso radar. Nos mantemos céticos em relação a previsão do mercado de corte de juros no início do segundo trimestre de 2023, visto que a mensagem passada pelo Banco Central ainda é bastante hawkish, dessa forma, estamos alinhados com a ideia de um corte na Selic entre o final do segundo e início do terceiro trimestre de 2023.