Copom mantém taxa Selic em 13,75%.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central divulgou, nesta quarta-feira (21), a manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 13,75% a.a., pela sétima reunião consecutiva. A decisão veio em linha com o esperado pelo mercado, que projeta o início da redução da taxa a partir da reunião de agosto.
O Comitê destacou as expectativas de inflação ainda desancoradas, a persistência das pressões inflacionárias globais e as incertezas ainda existentes sobre o desenho final do arcabouço fiscal. Já sobre os fatores que podem favorecer o processo de controle inflacionário, os destaques foram para a desaceleração econômica mundial, a queda do preço das commodities e a redução da concessão de crédito no mercado doméstico, o que amplia os efeitos da política monetária contracionista.
O comunicado não faz referências a novas elevações de juros, como já era amplamente esperado, mas cita que o momento pede paciência e serenidade na condução da política monetária, e que irá “perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”, colocando em dúvidas se iniciará os cortes na reunião de agosto.