Análise Técnica – 20.03.24

O Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) divulgou nesta quarta-feira (20), a manutenção da taxa de juros do país entre 5,25% e 5,50% ao ano. Com a decisão, que foi unânime e já era esperada pelo mercado, a taxa de juros dos Estados Unidos se mantém pela quinta reunião consecutiva no maior nível desde 2001.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) reafirmou suas considerações acerca da necessidade de ter mais confiança sobre a convergência da inflação para a meta do Fed, fixada em 2%, antes de iniciar o corte de juros. Além disso, o Comitê reiterou que a inflação do país permanece em patamares elevados, apesar da retração verificada no ano passado.

Com base nos indicadores mais recentes, o Fomc considera que a atividade econômica do país está caminhando em um sólido ritmo de expansão. A mesma leitura foi feita para os dados de mercado de trabalho que, segundo o Comitê, permaneceu com fortes ganhos no emprego e com baixa taxa de desemprego, trazendo uma visão diferente do que foi publicado na reunião anterior, em que afirmou que os ganhos para o mercado de trabalho foram “moderados”.

O Comitê projeta que sejam feitos três cortes de 0,25 ponto percentual no referencial de juros para 2024, totalizando uma redução de 0,75 p.p. até o fim do ano.