Análise Técnica – 14.11.23

Comparativo

Setembro: -0,3%

Agosto: -1,3%

Julho: 0,6%

Acumulado no ano: 3,4%

Volume de serviços recua 0,3% em setembro.

O resultado, que marcou a segunda queda consecutiva do indicador, ficou abaixo das expectativas do mercado, que projetava alta de 0,3% para o mês, segundo consenso Refinitiv.

Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE, mostraram que o volume do setor de serviços do Brasil retraiu 0,3% em setembro, após também apresentar retração de 1,3% em agosto, ambos em relação ao mês imediatamente anterior e com ajuste sazonal. No comparativo com o mesmo mês de 2022, o indicador apresentou queda de 1,2%, quebrando uma sequência de trinta resultados positivos consecutivos.

Com o resultado do mês de setembro, o setor encontra-se 10,8% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 2,6% abaixo do pico alcançado em dezembro de 2022.

Apenas as atividades “Serviços prestados às famílias” e “Outros serviços” apresentaram crescimento no mês, de 3,0% e 0,8%, respectivamente. Por outro lado, “Serviços de informação e comunicação” (-0,7%), “Serviços profissionais, administrativos e complementares” (-1,1%) e “Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio” (-0,2%) retraíram na transição de agosto para setembro.

Já em relação à segmentação territorial, 17 das 27 unidades federativas recuaram no mês. Os principais impactos negativos vieram de São Paulo (-1,2%), Goiás (-4,5%) e Rio Grande do Sul (-1,6%), enquanto Rio de Janeiro (1,9%), Ceará (1,9%) e Pernambuco (1,0%) geraram as maiores contribuições positivas no período.

 

Gostou desse conteúdo exclusivo?
Então não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais e ficar por dentro dos assuntos mais relevantes sobre economia, investimentos, Pró-Gestão, ALM e muito mais para o dia a dia do seu RPPS.
LEMA, consultoria de investimentos para todos os RPPS.