Vendas no varejo recuam 0,8% em julho!
As vendas no varejo do mês de julho, divulgadas nesta quarta-feira (14), pelo IBGE, apresentaram retração de 0,8% em relação a junho, valor abaixo da expectativa de alta de 0,3%, segundo consenso da Refinitiv. O varejo acumula queda de 1,8% nos últimos 12 meses e alta de 0,4% no ano. O varejo ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, e materiais de construção, registrou contração de 0,7% na comparação mensal e acumula queda de 1,9% e 0,8% em 12 meses e no ano, respectivamente.
Nove das dez atividades apresentaram variação negativa no período, com a única exceção ficando com Combustíveis e lubrificantes (12,2%). A maior contração veio de Tecidos, vestuário e calçados (-17,1%).
O setor varejista demonstra sinais de enfraquecimento, visto que já é o terceiro mês seguido de recuo do indicador. A situação desafiadora do comércio varejista já se arrasta desde o início da reabertura da economia devido aos gargalos de oferta, todavia, desta vez o choque deve ser maior pela da demanda na medida em que a política monetária contracionista do Bacen se torne mais aparente.