Análise Técnica – 13.12.22

Volume de Serviços cai 0,6% em outubro.

O Volume de Serviços, divulgado nesta terça-feira (13), pelo IBGE, apresentou recuo de 0,6% na passagem de setembro para outubro e acumula alta de 9,0% nos últimos 12 meses e 8,7% no ano. A expectativa era de baixa de 1,0% na base mensal.

Duas das cinco atividades analisadas pela pesquisa ficaram no campo positivo, quais são: Serviços de informação e comunicação (0,7%) e Outros serviços (2,6%). Serviços prestados às famílias (-1,5%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,8%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes (-1,8%) ficaram no campo negativo e exerceram maior influência no recuo do mês.

O resultado negativo interrompe uma sequência de cinco resultados positivos, evidenciando a desaceleração esperada na economia brasileira, uma vez que o impacto das medidas contracionistas do Banco Central se torna mais perceptíveis após 12 meses, dessa forma, esperamos que o movimento de desaceleração continue ao longo de 2023, todavia, o setor de serviços pode ser suportado pelo mercado de trabalho mais aquecido.

 

Gostou desse conteúdo exclusivo?
Então não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais e ficar por dentro dos assuntos mais relevantes sobre economia, investimentos, Pró-Gestão, ALM e muito mais para o dia a dia do seu RPPS.
LEMA, consultoria de investimentos para todos os RPPS.