IPCA apresenta inflação de 0,84% em fevereiro
O IPCA, divulgado nesta sexta-feira (10), pelo IBGE, apresentou inflação de 0,84% no mês de fevereiro frente a alta de 0,53% de janeiro e acumula alta de 5,60% nos últimos 12 meses. A alta veio acima do esperado pelo mercado, que estimava inflação de 0,80%, segundo consenso Refinitiv.
Oito dos nove grupos registraram inflação no período. Educação (6,28%) e Saúde e cuidados pessoais (1,26%) impactaram o índice em 0,35 p.p e 0,16 p.p, respectivamente. Os maiores destaques individuais foram cursos regulares (7,58%) e produtos de Higiene pessoal (2,80%).
Apesar de acima das expectativas, a inflação acumulada nos últimos 12 meses caiu de 5,77% para 5,60%, pelo fato do dado registrado em fevereiro de 2023 vir abaixo do registrado em fevereiro de 2022. Sendo assim, enxergamos a inflação brasileira seguindo um processo de lento arrefecimento, mas com perspectivas altistas para os próximos meses, tendo em vista uma atividade aquecida nas nações mais desenvolvidas, reabertura chinesa, volta dos impostos federais sobre combustíveis e de novas medidas fiscais que visem impulsionar o consumo. Em contrapartida, o aperto monetário promovido pelo Banco Central apresenta-se como um vetor baixista, daí o risco de uma interferência política sobre o Bacen pode gerar uma desancoragem das expectativas inflacionárias futuras.