Volume de Serviços cresce 3,1% em dezembro.
O Volume de Serviços, divulgado nesta sexta-feira (10), pelo IBGE, apresentou crescimento de 3,1% na passagem de novembro para dezembro e fechou 2022 com alta de 8,3%. A expectativa era de alta de 1,0% na base mensal.
Quatro das cinco atividades analisadas pela pesquisa ficaram no campo positivo, quais são: Serviços prestados às famílias (2,4%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (3,0%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes (2,5%) e Outros serviços (10,3%). A exceção ficou com Serviços de informação e comunicação, que variou 2,2%.
O forte resultado anual foi puxado pela reabertura da economia brasileira, que ocorreu no primeiro trimestre após a variante Ômicron ser considerada menos letal, assim como os impulsos fiscais promovidos pelo Governo Federal através da manutenção do Auxílio Emergencial em R$ 600 e da redução dos tributos sobre combustíveis e energia. Nossa expectativa é que haja desaceleração no setor em 2023, visto o efeito da política monetária do Bacen sobre a economia e o enfraquecimento da economia global.