Análise Técnica – 09.12.22

IPCA apresenta inflação de 0,59% em outubro.

O IPCA, divulgado nesta sexta-feira (9), pelo IBGE, apresentou inflação de 0,41% no mês de novembro frente a alta de 0,59% de outubro e acumula 5,90% nos últimos 12 meses e 5,13% em 2022. A alta veio menor que a esperada pelo mercado, que estimava inflação de 0,53%, segundo consenso Refinitiv.

Sete dos nove grupos registraram inflação no período. Transportes (0,83%), Alimentação e bebidas (0,53%) e Habitação (0,51%) causaram o maior impacto dentro do índice devido à variação dos combustíveis (3,29%), alimentos para consumo no domicílio (0,58%) e aluguel residencial (0,80%).

O resultado da inflação ainda está em nível elevado e voltou a acelerar devido ao fim do impacto da redução do ICMS sobre combustíveis e da redução do preço do petróleo no mercado internacional. Além disso, o corte da produção da Opep+, o fim da liberação de reservas estratégicas nos EUA e a flexibilização sanitária na China são vetores de alta para os preços nos próximos meses, podendo ser compensados pela desaceleração da atividade econômica mundial.

 

Gostou desse conteúdo exclusivo?
Então não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais e ficar por dentro dos assuntos mais relevantes sobre economia, investimentos, Pró-Gestão, ALM e muito mais para o dia a dia do seu RPPS.
LEMA, consultoria de investimentos para todos os RPPS.