IPCA tem nova queda, agora de 0,36% em agosto!
O IPCA, divulgado nesta sexta-feira (9), pelo IBGE, apresentou deflação de 0,36% no mês de agosto frente ao resultado deflacionário de julho de 0,68%, mas acumula alta de 8,73% nos últimos 12 meses e 4,39% no ano. O resultado veio em linha com as projeções da Refinitiv de deflação de 0,39% no mês e inflação acumulada de 8,73% nos últimos 12 meses.
Novamente o resultado foi fortemente influenciado pelo grupo de Transportes (-3,37%), que contribuiu com -0,72 p.p. no índice, com os preços dos combustíveis apresentando redução de 10,82% no período. Outro grupo que registrou deflação foi o de Comunicação (-1,05%), influenciado pela redução nos planos de telefonia fixa (-6,71%) e de telefonia móvel (-2,67%). Por outro lado, os grupos de Vestuário e Saúde e cuidados pessoais apresentaram as maiores variações positivas, com 1,69% e 1,31%, respectivamente.
A queda dos preços dos combustíveis foi novamente respondida pela limitação da cobrança do ICMS e pela redução do preço do petróleo no mercado internacional. Entendemos que estes eventos sejam esporádicos e que não tenham impacto tão significativo nos próximos meses, enquanto a alta no preço de atividades mais ligada aos serviços e bens de consumo cíclico continuam preocupando o Bacen, dado que são itens menos vulneráveis ao cenário inflacionário e a elevação no preço destes indica uma inflação mais difícil de combater.