IPCA apresenta inflação de 0,53% em janeiro.
O IPCA, divulgado nesta quinta-feira (9), pelo IBGE, apresentou inflação de 0,53% no mês de janeiro frente a alta de 0,62% de dezembro e acumula alta de 5,77% nos últimos 12 meses. A alta veio levemente abaixo da esperada pelo mercado, que estimava inflação de 0,57%, segundo consenso Refinitiv.
Oito dos nove grupos registraram inflação no período. Alimentação e bebidas (0,59%) e Transportes (0,55%) impactaram o índice, conjuntamente, em 0,24 p.p.. Os maiores destaques individuais foram a batata-inglesa (14,14%) e a gasolina (0,83%).
A inflação brasileira segue no mesmo ritmo do ano passado e possui alguns vetores altistas para os próximos meses, como é o caso da reabertura chinesa, da volta dos impostos federais sobre combustíveis e de novas medidas fiscais que visem impulsionar o consumo. Em contrapartida, a desaceleração econômica global e o aperto monetário promovido pelo Banco Central são vetores baixistas. Vale ressaltar que uma possível interferência política sobre o Bacen pode desancorar as expectativas inflacionárias futuras.