Análise Técnica – 07.10.2022

Vendas no varejo recuam 0,1% em agosto.

As vendas no varejo do mês de agosto, divulgadas nesta sexta-feira (7), pelo IBGE, apresentaram retração de 0,1% em relação a julho, valor acima da expectativa de baixa de 0,2%, segundo consenso da Refinitiv. O varejo acumula queda de 1,4% nos últimos 12 meses e alta de 0,5% no ano. O varejo ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, e materiais de construção, registrou contração de 0,6% na comparação mensal e acumula queda de 2,0% nos últimos 12 meses e de 0,8% no ano.

Apesar da queda, seis das dez atividades apresentaram variação positiva no período, os principais destaques foram: tecidos, vestuário e calçados (13,0%) e veículos e motos, partes e peças (4,8%).

O setor varejista segue o processo de desaceleração que atinge a economia no geral. Vale ressaltar que o setor ainda não evoluiu significativamente após a pandemia, onde o que se encontra é manutenção do mesmo patamar pré-Covid. Esperamos que os eventos de fim de ano possam causar alguma surpresa positiva, visto que a taxa de desemprego mais baixa e os estímulos fiscais devem impulsionar o consumo para esse período.

 

Gostou desse conteúdo exclusivo?
Então não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais e ficar por dentro dos assuntos mais relevantes sobre economia, investimentos, Pró-Gestão, ALM e muito mais para o dia a dia do seu RPPS.
LEMA, consultoria de investimentos para todos os RPPS.