Análise Técnica – 05.12.22

PMI de serviços recua para 51,6 pontos em novembro.

O PMI de Serviços do Brasil, divulgado pelo S&P Global nesta segunda (5), reduziu para 51,6 em novembro ante 54,0 em outubro. Vale ressaltar que qualquer valor acima de 50 pontos indica expansão na atividade.

As incertezas em relação ao futuro da economia brasileira no próximo governo, reduziu a demanda do setor, que apresentou crescimento mais brando no mês. Os prestadores de serviços destacaram que o resultado da eleição extravasou o campo político e apenas 54% das empresas esperam crescimento do setor em 2023.

O impacto da eleição impactou de forma mais intensa o setor da indústria, que caiu para 44,3 no mês de novembro e levou a um resultado maior de queda para o PMI composto, que saiu de 51,6 para 49,8 e já indica arrefecimento da economia nacional. Nossa expectativa é que o setor de serviços continue a tendencia de crescimento mais fraco, em virtude de uma inflação ainda persistente e que a política monetária contracionista deve permanecer por um período mais prolongado, o que deverá intensificar a queda da indústria.

 

Gostou desse conteúdo exclusivo?
Então não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais e ficar por dentro dos assuntos mais relevantes sobre economia, investimentos, Pró-Gestão, ALM e muito mais para o dia a dia do seu RPPS.
LEMA, consultoria de investimentos para todos os RPPS.