Análise Técnica – 05.06.24

PIB do Brasil cresce 0,8% no 1º trimestre de 2024.

Segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (4), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil subiu 0,8% no primeiro trimestre de 2024 em relação ao trimestre anterior, chegando a R$ 2,7 trilhões em valores correntes. Na comparação com o mesmo período de 2023, o PIB avançou 2,5%. O dado veio conforme o estimado pelos analistas na comparação trimestral e acima da projeção de 2,2% na leitura anual.

O desempenho do PIB, que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no país, revelou uma recuperação da economia após a queda de 0,1% no quarto trimestre de 2023. O resultado foi puxado pelo avanço do setor de Serviços, que subiu 1,4%. O setor agropecuário também impulsionou consideravelmente o crescimento do PIB ao expandir 11,3%. Em contrapartida, a indústria registrou retração de 0,1%, contudo, ficou em um patamar considerado de estabilidade.

Pela ótica da demanda, o aumento no consumo das famílias, decorrente da melhoria no mercado de trabalho, das taxas de juros mais baixas, da inflação controlada e da continuidade dos programas governamentais de auxílio às famílias, contribuiu para a recuperação do PIB no primeiro trimestre de 2024.

No que se refere aos investimentos, a taxa de investimento foi de 16,9% do PIB, abaixo da taxa registrada no primeiro trimestre do ano passado, de 17,1%. A taxa de poupança, por sua vez, foi de 16,2%, ante 17,5% na mesma comparação.

Em conclusão, quando comparado ao trimestre imediatamente anterior, os dados do PIB do primeiro trimestre de 2024 indicam uma recuperação da economia brasileira, impulsionada principalmente pelo setor de Serviços e pela expansão robusta do setor agropecuário. O aumento no consumo das famílias, favorecido pelos fatores comentados, desempenhou um papel importante nesse crescimento. No comparativo com o primeiro trimestre de 2023, houve expansão da indústria (2,8%) e serviços (3,0%), enquanto a agropecuária retraiu 3,0%.