Análise Técnica – 03.05.23

Federal Reserve aumenta juros em 0,25 p.p.

O Fed (banco central americano) divulgou nesta quarta-feira (03) a elevação de 0,25 p.p. na taxa de juros americana, a décima alta consecutiva, marcando o maior nível de taxas desde 2007. Com a decisão as fed funds passaram do patamar de intervalo de 4,75%-5,00% para 5,00%-5,25%.

A decisão veio em linha com as expectativas de mercado, refletindo os níveis ainda elevados de inflação norte-americana.  No comunicado que acompanha a decisão, a autoridade monetária sinaliza que poderá dar uma pausa em novos justes, para que os membros do colegiado avaliem a crise nos bancos regionais e as discussões em torno da dívida pública, mas não descartou possíveis novos aumentos, caso os dados inflacionários se mostrem persistentes.

Jerome Powell destacou a estabilidade dos preços diante de um mercado de trabalho que ainda segue um desequilíbrio de oferta e demanda. O presidente ponderou ainda, condições de crédito mais restritas, diante do patamar de juros e da crise do setor bancário e o risco de um possível calote, caso não haja um aumento do teto da dívida, que está em discussão no Congresso dos EUA.

 

Gostou desse conteúdo exclusivo?
Então não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais e ficar por dentro dos assuntos mais relevantes sobre economia, investimentos, Pró-Gestão, ALM e muito mais para o dia a dia do seu RPPS.
LEMA, consultoria de investimentos para todos os RPPS.