PIB brasileiro sobe 2,9% em 2022.
O PIB, divulgado nesta quinta (2), pelo IBGE, apresentou retração de 0,2% no quarto trimestre de 2022 ante resultado do trimestre anterior e fechou o ano com alta de 2,9%. O resultado já era esperado pelo mercado, tendo em vista que o consenso da Refinitv estimava retração de 0,2% no último trimestre do ano, enquanto a Bloomberg projetou alta de 3,00% do PIB no ano.
Os setores de Serviço e Industria foram os grandes destaques do ano, com variação positiva de 4,2% e 1,6%, respectivamente, enquanto o setor agropecuário recuou 1,7%. Pela ótica da despesa, todos os itens apresentaram variação positiva no trimestre, com a expansão da formação bruta de capital fixo em 0,9% e o consumo das famílias em 4,3%. Consumo do governo, exportações e importações evoluíram 1,5%, 5,5% e 0,8%, respectivamente.
Apesar do bom resultado do ano a atividade econômica brasileira tem apresentado arrefecimento, tendo em vista o resultado do último trimestre já refletir um cenário de desaceleração econômica global e de política monetária contracionista, adotada pelo Bacen durante todo o ano. Diante disto, a tendência de desaceleração econômica brasileira persiste para os próximos meses.