Análise Técnica – 01.09.23

PIB cresce 0,9% no 2° trimestre, acima das expectativas

O PIB do Brasil, divulgado nesta sexta, 01, pelo IBGE, cresceu 0,9% no segundo trimestre de 2023. O dado veio acima da expectativa do mercado, que era de um crescimento de 0,3%. Este é o oitavo resultado positivo consecutivo do indicador em bases trimestrais e vem depois do crescimento de 1,8% da atividade econômica no primeiro trimestre do ano.

Os principais destaques vieram dos setores de Serviços e Indústria, com alta de 0,6% e 0,9%, respectivamente, enquanto o setor Agropecuário recuou 0,9% no período. Pela ótica das despesas, o Consumo das Famílias e do Governo cresceram 0,9% e 0,7%, respectivamente, enquanto Investimentos se manteve estável. As Exportações de Bens e Serviços cresceram 2,9% contra 4,5% de Importações.

Apesar do peso negativo do setor, para Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, “no interanual, o grande destaque é a agropecuária, com a safra de soja concentrada no primeiro semestre. O PIB continua acelerando, mas já se nota uma aceleração com a política monetária fazendo efeito na economia.”. O setor é responsável por cerca de 8% do PIB nacional.

Para o resultado econômico em 2023, as projeções apontam para um crescimento de 2,31%. As informações são do último boletim Focus, relatório do BC que reúne as expectativas das principais instituições financeiras.

 

Gostou desse conteúdo exclusivo?
Então não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais e ficar por dentro dos assuntos mais relevantes sobre economia, investimentos, Pró-Gestão, ALM e muito mais para o dia a dia do seu RPPS.
LEMA, consultoria de investimentos para todos os RPPS.