10 dicas antes que o mês termine

Por Gustavo Leite.

 

Dando continuidade à nossa série e respeitando seu caráter prático, o artigo de hoje trará 10 dicas de como chegar ao fim desse mês com um resultado financeiro (receitas-despesas) melhor do que no mês anterior.

Para não deixarmos passar a oportunidade: já definiu seus objetivos financeiros? Já falamos e repetimos que o esforço de equilibrar as finanças só fará sentido se você tiver objetivos definidos. Seja comprar uma casa, ter uma aposentadoria repousada, fazer a viagem dos sonhos, enfim, todo sonho é válido. Portanto, pense em como cada sugestão dada nesse texto te ajudará a chegar à sua meta financeira.

Abaixo, seguem 10 conselhos para terminar esse mês com mais dinheiro no bolso:

  1. Que tal pensar duas vezes antes de comer fora de casa? Especialmente agora, com a inflação dos alimentos na casa dos dois dígitos, comer fora tem se tornado mais caro. Se você for craque na cozinha, essa é a hora de mostrar seu talento. Se não souber fritar um ovo, a oportunidade de aprender é essa! Sem falar que preparar as refeições pode te fazer ressignificar sua relação com a comida.
  2. Pesquise, pesquise e pesquise! Antes de tomar qualquer decisão de compra, pesquise e negocie com os fornecedores. É improvável que o que você queira comprar só seja vendido em uma loja.
  3. Aproveite descontos em compras necessárias. Antecipe-se e aproveite as promoções. Por exemplo: sabe aquele aspirador de pó que você precisa? Presumo que não seja a compra mais urgente da sua lista. Então, pesquise na internet, tenha atenção às ofertas, dê uma passadinha sem compromisso na loja do shopping. Em algum momento este produto aparecerá em promoção, com desconto, com vantagens. Esse é o momento de fazer uma boa compra. Lembre-se: a pressa tem seu preço.
  4. Pegar um sol no parque ou na praia, pedalar com a família, plantar árvores, são exemplos de programas baratos e divertidos. Use a criatividade e busque programas alternativos e que custem pouco.]
  5. Se possível, deixe o carro na garagem. Pegar carona amiga, transporte público ou a boa e velha bicicleta vai te fazer economizar dinheiro e, talvez, se aproximar de um colega ou melhorar a saúde.
  6. Bote a mão na massa! Tente você mesmo fazer reparos em casa, pintura, limpeza. Essa também é uma forma de dizer que você valoriza suas conquistas e seus bens.
  7. Se você não for sócia da companhia de energia ou água, controle seus gastos. Além do efeito imediato na conta, diante da atual escassez de chuvas, é nosso dever reduzir o consumo.
  8. Talvez você tenha dinheiro parado em casa. Venda o que não precisa! Todo mundo tem aquela esteira ou bicicleta ergométrica que virou um cabide de roupas, aqueles brinquedos que só acumulam poeira ou qualquer outro utensílio sem uso. Pode haver algo na sua casa que não tenha valor para você, mas terá para outra pessoa, que, inclusive, está disposta a pagar por isso. Aproveite os sites de compra e venda na internet e anuncie. É grátis.
  9. Sempre faça compras no supermercado com uma lista. Aproveite se tiver a oportunidade da terça da fruta, quarta da carne ou dias de promoções específicas. Como agora você preparará suas refeições, poderá fazer uma bela lista, respeitar a dieta e comprar só o que for necessário.
  10. FAÇA MAIS DINHEIRO! Além da dica 8, venda aquele docinho que só você sabe fazer; se tiver muitas amigas, venda brincos, acessórios, maquiagens, etc. Crie conteúdo na internet, enfim, existem muitas possibilidades de fazer renda extra. Comece com pouco, investindo apenas o tempo livre, quem sabe você não descobre uma veia empreendedora e cria um grande negócio?

É importante ressaltar que dinheiro serve para comprar paz. Economizar é importante, fazer mais receita também, e isso vai te ajudar, mas não adianta querer cortar tudo de uma vez. Seja flexível e aplique as dicas que fizerem mais sentido para você. Escolha pelo menos uma.

Você não pode discordar de que todos os pontos acima são ações práticas para melhorar o resultado financeiro, mas não se trata apenas disso. Observe que foi abordado o planejamento, o consumo consciente, a redução de geração de lixo e poluição, o estímulo à criatividade e mão na massa, por exemplo.

A série de artigos sobre tranquilidade financeira sempre terá como pano de fundo a busca pelo aumento da qualidade da utilização de recursos financeiros, mas esta educação deve se estender aos recursos materiais e temporais. Afinal, a prosperidade que desejamos a você só será completa se o seu ambiente estiver próspero.

 

Gostou desse conteúdo exclusivo?
Então não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais e ficar por dentro dos assuntos mais relevantes sobre economia, investimentos, Pró-Gestão, ALM e muito mais para o dia a dia do seu RPPS.
LEMA, consultoria de investimentos para todos os RPPS.